Implantação de sonorizadores e linhas de estímulo à redução de velocidade reforça sinalização para evitar atropelamentos de animais na Rodovia Arlindo Béttio

  • 15/05/2024


Trecho impacta fauna silvestre das unidades de conservação ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e da Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema. Sinalização de trânsito visa a reforçar o alerta aos usuários sobre a presença de fauna silvestre e evitar atropelamentos de animais no trecho da Rodovia Arlindo Béttio (SP-613) que corta as unidades de conservação ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e da Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo DER-SP Com os objetivos de reforçar o alerta aos usuários sobre a presença de fauna silvestre e evitar atropelamentos de animais, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), ampliou a sinalização horizontal na Rodovia Arlindo Béttio (SP-613), em Teodoro Sampaio (SP). 📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp Foram implantados na pavimentação sonorizadores transversais e linhas de estímulo à redução de velocidade (LRV) nos trechos da rodovia que atravessam as unidades de conservação ambiental do Parque Estadual do Morro do Diabo e da Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo. A sinalização ampliada vem se juntar a outras medidas já adotadas, como a instalação de dois radares fixos nos pontos mais críticos em termos de presença de animais. Os novos dispositivos de segurança viária induzem o condutor a diminuir a velocidade do veículo naquele trecho da rodovia, cujo limite passou de 70km/h para 30km/h. Ao todo, foram executados 14 pontos com linhas de estímulo à redução de velocidade, na cor branca e em alto relevo, dos quais oito pontos na região do Morro do Diabo e seis pontos na área da Estação Ecológica. Já os sonorizadores que acompanham esses pontos possuem efeito sonoro-vibratório para avisar aos usuários sobre a presença da fauna silvestre e a necessidade de os motoristas reduzirem a velocidade. O efeito é sentido pelos condutores dos veículos quando trafegam no local. VEJA TAMBÉM: Espécie criticamente ameaçada, onça-pintada filhote morre atropelada em rodovia que corta o Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio Ameaçada de extinção, mais uma onça-pintada morre atropelada na rodovia que corta o Parque Estadual do Morro do Diabo; foi o 2º caso em menos de uma semana Após mortes de onças-pintadas atropeladas, Estado anuncia investimento de R$ 23 milhões para aumentar segurança no entorno do Morro do Diabo 'Jardineira das florestas', anta é encontrada morta em trecho da rodovia que corta o Parque Estadual do Morro do Diabo De acordo com o DER-SP, também serão construídas para a fauna rampas de escape do novo sistema de cercas contínuas, que foram planejadas em conjunto com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação Florestal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para as duas unidades de conservação. As cercas acompanham o traçado da via, dos dois lados, direcionando os animais para as passagens de fauna. As rampas de escape, ou “jump-outs”, consistem em uma elevação de terra, na altura da cerca, de tal forma que os animais que conseguirem acessar a rodovia tenham a possibilidade de fuga, pulando para o outro lado e retornando à área segura das unidades de conservação. VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

FONTE: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2024/05/15/implantacao-de-sonorizadores-e-linhas-de-estimulo-a-reducao-de-velocidade-reforca-sinalizacao-para-evitar-atropelamentos-de-animais-na-rodovia-arlindo-bettio.ghtml

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